Caderno de recortes da imprensa internacional

Revista de ImprensaGreece Lines Up Portugal
Resumo: O hipotético impacto da falência da Grécia sobre Portugal. O autor mostra como as medidas de austeridade estão a contribuir para uma contração acelerada da economia portuguesa e levanta as suas dúvidas quanto ao sucesso do programa de austeridade, dado que 2012 não pode contar com a medida extraordinária de “nacionalizar” os fundos de pensão do sector bancário e a contração da economia vai levar certamente à queda de receitas fiscais. Para dar a estocada final, se a Grécia for à falência, é possível que isso tenha o tal efeito de contágio. Os mercados são como prostitutas que espalham gonorreia.
Link: http://www.nakedcapitalism.com/2012/01/greece-lines-up-portugal.html

Portugal to need “debt haircut” as economy tips into Grecian downward spiral
Resumo: O mais que previsível falhanço económico (mas não político e ideológico!) das medidas de austeridade, visto por um respeitável colunista inglês. Espera-se que a contração da economia possa chegar a um total de -15% do PIB, que a queda das receitas fiscais torne a austeridade redundante e inútil, e que torne a falência nacional inevitável, com consequências imprevisíveis para o Euro e respectiva União Europeia. Como diz o autor: “there are deeper worries that sharp fiscal cuts by the free-market government of Pedro Passos Coelho may prove self-defeating (…and…) will push Portugal into the same downward spiral that has already engulfed Greece. (…) While all eyes are on Greece, it is the slower drama in Portugal that will ultimately determine the fate of the eurozone.”  Se Portugal for responsável por mandar a Europa abaixo, olhem, porreiro! Ao menos, em 800 anos, lá faríamos alguma coisa bem! O problema é que até lá, quem vai sofrer desmerecidamente é o povo.
Link: http://www.telegraph.co.uk/finance/financialcrisis/9026144/Portugal-to-need-debt-haircut-as-economy-tips-into-Grecian-downward-spiral.html

Romanians Discover Street Protest
Resumo: Depois de alguns anos de políticas de austeridade a la FMI, que solidificaram a oligarquia de novos-ricos romena (criada na sequência de privatizações corruptas do período pós-89), a população romena começou a revoltar-se. Os protestos de rua, levados a cabo por várias camadas representativas de 3 gerações (jovens, adultos e reformados), demonstra que a espécie de medidas de austeridade que favorecem a transferência de riqueza para o topo da pirâmide social atingiram um limite social e económico.
Link: http://ipsnews.net/news.asp?idnews=106515

Kaiser Report, Episode 239 (vídeo)
Resumo: Max Kaiser compara a economia global ao naufrágio do barco italiano Costa Concordia e explica o que são os mercados de futuro do petróleo e como isso influencia o preço de venda ao consumidor.
Link: http://rt.com/programs/keiser-report/episode-239-keiser-report/

EU becoming less tolerant, NGO says
Resumo: Os ataques ideológicos e físicos à figura do Outro, dentro das “nossas” fronteiras, estão a aumentar. Não é coincidência que esta tendência se verifique ao mesmo tempo que as condições económicas para as classes média e baixa pioram. O bode expiatório é sempre o imigrante.
Link: http://euobserver.com/22/114978

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: