Assim vai o mundo

Controlador da Economia Mundial (Fonte: Maxkeiser.com)

Trabalho temporário em crescimento (Temporary Employment: A New Ugly Rearing its Head in Europe?)

O autor desta curta análise olha para os dados que indicam um crescimento do trabalho temporário (em portugal chamado recibos verdes ou contratos a prazo). As tendências normalmente associadas ao crescimento da % de trabalho temporário numa economia são: precaridade, salários mais baixos, menor acesso a serviços de apoio do Estado (saúde, apoio no desemprego), impacto negativo sobre o estilo de vida das famílias. Em geral, isto conduz a uma supressão da massa salarial na economia (que é o que o governo quer) e, em princípio contribuirá para baixar o custo unitário do trabalho em portugal (ou seja, aumentar a produtividade) em relação à Alemanha. O problema está claro que isto causará males sociais escandalosos e leva, por exemplo, à diminuição do consumo, maior pobreza relativa, redistribuição de rendimentos negativa e recessão do PIB. E o que se faz quando há recessão do PIB? Segundo o nosso excelentíssimo governo, mais austeridade. É uma espiral kamikaze.

Fonte/Link Economonitor

A visão macroeconómica alemã e o contraste com a solução mais razoável (Tinkerbell Economics – The Confidence Fairy, Pixie Dust and a Sleeping Dragon)

A acreditar no autor deste artigo, os alemães têm perfeita consciência do que estão a fazer economica e monetariamente à Europa, numa atitude que se pode resumir em complexo de superioridade a tender para arrogância colonialista

“There will be no exiting of any country from the Euro System. The System was only designed as part of a continuum leading to the full unification of greater Germ…uh…Europe.”

O autor acaba o artigo dando algumas razões pelas quais crê que a austeridade não pode resultar. Segundo ele a solução é aceitar perdas na dívida dos periféricos, deixar que os ditos saiam da zona euro (Grécia e Portugal), e recapitalizar os pilares do centro da economia europeia.

Fonte/Link Economonitor

A Grécia só vai à falência quando acabar de pagar aos credores alemães (Greece – Cutting Out the Middle Man)

Num volte-face extraordinário, o dinheiro do 2º bail-out da Grécia poderá ser administrado por parte terceira (que não o Governo Grego) e ser usado apenas para pagar aos banqueiros estrangeiros (e não para sustentar despesas internas). Ou seja, o dinheiro que eventualmente o contribuinte grego terá que pagar nem sequer vê mãos gregas! Isto equivale ao prego final no caixão da Grécia. É esquecer soberania, é esquecer democracia, é mesmo as pessoas da Grécia. Um escândalo total que só se pode classificar de ditadura financeira e colonialismo franco-alemão! Só há uma solução. O Sarkozy e a Merkel têm que arder na fogueira!

The fear among the creditor states of the eurozone was that irresponsible Greek politicians might use any new money to pay civil servants and pensioners rather than bankers and hedge funds. With funds held in escrow and disbursed by a non-Greek overseer, they needn’t worry about such excesses of sovereign generosity. This plan amounts to cutting out the middle man – the debtor. Bailout funds are used to bail out Greek creditors, without ever passing through Greek hands. Athens is left with uncertainty about whether any further funding will be forthcoming for actual Greek state expenses. This is intentional. The escrow overseer may withhold funding if Greek politicians do not live up to creditors’ reform requirements.

Fonte/Link Economonitor

Max Keiser Report 246 (vídeo)

No mais recente episódio de Max Keiser Report (25min.) discute-se imperialismo económico (via austeridade) e o carnaval da alta finança.

Fonte/Link Russia Today RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: