Será que o rei vai nu?

Está nu, o gaijo!

Temos acompanhado neste blog de forma bastante intensa o desenrolar do drama porcalhoto (PIIGS) e, de quando em vez, dando uns toques ao estado da economia-rei, a Alemanha. Por exemplo, chamámos à atenção para o potencial de uma bolha imobiliária em crescimento na Alemanha (bem como nas economias mais estáveis até agora, por exemplo, França, Holanda, e outros povos com um preconceito de superioridade). Ver este post e este outro post.

E agora saiu a público a possibilidade de a Alemanha estar a subavaliar, nas suas estatísticas oficiais, a sua taxa de desemprego real. Pela análise do artigo aqui referenciado existe um número de categorias de pessoas que são sistematicamente excluídas da contagem do desemprego. Aconselho a leitura do artigo completo, mas eis aqui um resumo:

  • De acordo com os últimos números oficiais do desemprego, existem 3,081,706 pessoas sem trabalho, contudo
  • 5,768,656 pessoas receberam subsídio de desemprego ou compensação semelhante.
  • Este milhão e meio a mais não é contabilizado porque é segregado em categorias estatísticas que constituem basicamente eufismos sociais, por exemplo, “participantes em políticas activas para o mercado de trabalho”, “pré-reforma”, “participantes em programas de formação do Governo”, “cidadãos em programas de emprego”, “pessoas com dificuldade em encontrar emprego (!!!)”, etc
  • Além destas categorias especiais, acrescentem-se as pessoas que não estão nem registadas.

Parece que o sol brilha realmente na Alemanha. Mas não deve ser para todos. Tendo em conta estes números e a supressão salarial também já aqui discutida, temos provavelmente indicação de uma sociedade que se começa a fracturar com níveis crescentes de desigualdade económica. E realmente, segundo os números da OCDE, a alemanha teve um aumento de desigualdade considerável na distribuição de rendimentos (usando o coeficiente GINI), de meados da década de 1990 até 2010.

Pode ser que o rei não vá nu de todo, mas a mim parece-me que não brilha tanto como se faz crer, especialmente para potenciais PIIGS à procura de emprego lá para o Norte.

Fonte/Link/Inspiração para este post Testosterone Pit

Anúncios
1 comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: