Donos de Portugal

A quase extinta e desmantelada RTP2 saiu-se, neste 25 de Abril de 2012, com um excelente documentário de 48 min chamado “Donos de Portugal”, baseado num livro homónimo publicado em 2010.

O documentário identifica e segue a oligarquia plutocrática portuguesa que se formou no século XIX e que sobrevive, melhor: prospera, até hoje sob os auspícios e protecção do Estado. Os produtores deram-se ao trabalho de criar um mapa geneológico que relaciona estas famílias e que assegurou que ao longo das décadas a sua riqueza e poder económico não só se mantivessem intactos como crescessem exponencialmente, apesar de pequenos soluços como o 25 de Abril.

O documentário analisa como estas famílias tiveram relações priveligiadas com todos os regimes políticos do século passado e corrente e fala abertamente do fenómeno “revolving door”, através do qual detentores de cargos políticos se tornam gestores de grandes empresas monopolísticas e vice-versa.

Com maior interesse para a situação actual, o documentário dedica a última meia hora ao período pós 25 de Abril, com especial ênfase nas privatizações que começaram em 1982 com a revisão constitucional, a candidatura à CEE e abertura ao centralismo de Mário Soares. O que o documentário mostra é que as privatizações correspondem ao uma apropriação sem limites de bens e rendas públicas por um número de famílias oligárquicas muito reduzidas e que este processo foi apoiado e financiado pelo próprio estado, ao mesmo tempo que esta rede de instituições (bancos, EDPs, Sonae, etc etc) entrou cada vez mais no mercado de produtos financeiros e se endividou brutalmente, o que criou, de facto, a dívida pública portuguesa. O Estado socializou os custos da banca e transferiu-os para o orçamento nacional.

Um documentário absolutamente essencial para perceber a situação em que vivemos e para ir além das narrativas dominantes que culpam o zé povinho pela crise. Saber e conhecer é já uma forma de acção política.

O site do documentário: http://www.donosdeportugal.net

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: